ENTRETENIMENTOS

 

DINÂMICAS

 

Esta página contem as dinâmicas de 92 a 97 de 97.

 

92- A jaula

 

1- Objetivos:

- Levar os participantes a analisar como se situam no mundo da família, da escola, e da sociedade (rua);

- Procurar, em comum, atitudes que respondam à realização do jovem ou da pessoa.

 

2- Passos:

- O desenho abaixo é entregue a todos, num folha de papel ofício e cada um, individualmente, tenta interpretar os quadros, e descobrir:

- O que significa cada um deles?

- O que tem, cada quadro, a ver comigo?

- A partir deles, como me situo no espaço da minha família, na escola e na sociedade?

 

- Depois de 10 minutos:

a) fazer a partilha em pequenos grupos por aproximação;

b) como conciliar casa, escola, sociedade, montando assim uma grande “aldeia fraterna”?

 

- Plenário:

- conclusões dos grupos e escrever no quadro-negro.

- Complementação por parte do coordenador.

 

93- Integração

 

Destinatário : grupos de jovens ou de adultos que convivem há algum tempo. Se o grupo for muito numeroso trabalha-se em equipes.

Material:  uma folha de papel e um lápis para cada participante,  flanelógrafo e percevejos.

 

Desenvolvimento:

1- O animador conta uma história, a partir de desenhos.

Numa pequena igreja da cidade, existe um grupo de jovens que se reúne, semanalmente, há um ano. realizam, constantemente, jornadas e encontros para convívio e gostam muito de cantar. Em suas reuniões, refletem sobre os temas da atualidade. A assistência, entretanto, não é muito boa e mesmo os que participam de maneira constante são muito desunidos. O animador, freqüentemente, se pergunta: “Que fazer com o grupo”?

2- Após este relato, convida os participantes a procurarem identificar as prováveis causas que, a seu ver, geram a desunião no grupo, assim como as possíveis soluções. Um secretário toma nota. Pode-se trabalhar em equipes formadas  por três ou quatro  pessoas.

3- As equipes manifestam suas respostas em plenário. Os demais participantes podem questioná-los ou pedir esclarecimentos. As respostas coincidentes vão sendo afixadas num flanelógrafo:  de um lado as causas e, de outro, as soluções. O importante é que se chegue a elaborar um programa de ação, que seja resultado da contribuição de todos.

4- Avaliação:

. Qual o ensinamento extraído desta dinâmica para o grupo ?

. A história tem alguma relação com o grupo ?

. Que podemos fazer para aumentar a integração ?

 

94- Boas Notícias

 

Destinatários:  Grupos de jovens ou de adultos

 

Material: uma folha de papel e lápis para cada pessoa.

 

Desenvolvimento:

1- O animador pode motivar  o exercício da seguinte maneira: “Diariamente, todos nós recebemos notícias, boas ou más. Algumas delas foram motivo de grande alegria e por isso as guardamos com perfeita nitidez. Vamos hoje recordar algumas dessas boas notícias “.

2- Logo após, explica como fazer o exercício: os participantes dispõem de 15 minutos para anotar na folha as três notícias mais felizes de sua vida.

3- As pessoas comentam suas notícias em plenário, a começar pelo animador, seguido pelo vizinho da direita e, assim, sucessivamente, até que todos o façam. Em cada uma das vezes, os demais participantes podem dar seu parecer e fazer perguntas.

4- Avaliação

. Para que serviu a dinâmica ?

. O que descobrimos acerca dos demais ?

 

95- Todos Juntos (Canção/ Debate)

 

Destinatários: Grupos de Jovens ou de adultos formados a algum tempo

 

Material:  cópias da canção Amigo, um k7 com a canção ou alguém  que possa cantá-la com  acompanhamento.

 

Desenvolvimento:

1 - O animador distribui o material e convida a ouvir a canção.

2 -  O grupo entoa a canção. Ao terminá-la, começa o debate.

3 - As respostas serão comentadas em plenária. o animador ajuda a associar a mensagem da canção à vida do grupo.

Para isso as seguintes  perguntas podem servir de apoio:

. O que é preciso para se construir uma verdadeira amizade ?

. Quais são, no grupo, os elementos que nos separam ?

. Que pode ser feito para fortalecer  a união do grupo ?

4 - Avaliação:

. Para que serviu a dinâmica ?

 

96- A família ideal

 

Destinatários: grupos de jovens que se reúnem  a algum  tempo.

 

Material: oito corações de papel; em cada um deles estará escrito uma característica da família ideal: comunicação, respeito, cooperação, união, compreensão, fé , amizade, amor.

 

Desenvolvimento:

1- O animador convida os presentes a formarem, espontaneamente, equipes em número não inferior a cinco pessoas. Escolhem um nome de família e,  colocando-se a uns cinco metros do animador, ouvem as regras da dinâmica.

A dinâmica consiste em descobrir a equipe que melhor reflete as características de uma  família ideal. Para isso, todos devem enfrentar uma série de provas. Para algumas, são concedidos vários minutos de preparação. Outras, porém, devem ser realizadas de imediato. A família (equipe) que vence uma prova, recebe um coração. As últimas atividades realizam-se em conjunto (duas equipes se unem).

2- O animador vai propondo  as equipes as diferentes provas:

a) A família que chegar  primeiro junto a ele, com a lista de todos os seus integrantes, recebe o coração da Comunicação.

b) A família que melhor representar uma cena familiar, recebe o coração do Respeito. Dispõem de quatro minutos para  a preparação desta prova.

c) A família que conseguir formar primeiro uma roda de crianças, recebe  o coração da Cooperação.

d) A família que conseguir primeiro cinco cadernos e cinco lápis ou canetas, recebe o coração da Compreensão.

e) A família que melhor representar, através da mímica, um ensinamento de Jesus, recebe o coração do Amor. As equipes dispõem de quatro minutos para preparar esta prova.

 f) As famílias (nesta prova, trabalha-se em conjunto com outra equipe) que apresentarem a Miss ou o Mistermais barrigudo (usam-se roupas), recebem o coração da União. As equipes dispõem de três minutos para se preparar.

g) As famílias (as mesmas equipes em conjunto) que apresentarem o melhor conjunto vocal, recebem o coração da Amizade. As equipes dispõem de quatro minutos para se preparar.

h) As famílias (as mesmas)  que apresentarem o melhor “slogan” pela igreja, recebem o coração da Fé. Dispõem de quatro minutos para se preparar.

3- Em equipe avalia-se a experiência:

. Para que serviu a dinâmica ?

. Como cada um se sentiu durante o exercício ?

. Como foi a participação de sua equipe ?

4- As respostas são comentadas em plenário e,  a seguir, associa-se esta experiência à vida do grupo.

. De que maneira pode associar a dinâmica à vida do grupo ?

. Que podemos fazer para que haja mais integração ?

 

97- Construção da casa

 

Objetivo: Mostrar ao grupo o que é nucleação e quais seus passos.

 

Destinatários: grupos de jovens iniciantes

 

Material: canudos plásticos, durex, papel e caneta.

Divide-se o grupo em várias equipes, e escolhe-se um secretário para cada equipe. Entrega-se para cada equipe um pacote de canudinhos e ao secretário uma folha de papel e caneta. Pede-se que a equipe construa uma casa, e o secretário deverá escrever tudo o que for dito, todo o planejamento que a equipe fizer ou falar, e não deve dar palpite na construção da casa.

 

Desenvolvimento:

1- O animador divide o grupo em equipes com igual número de pessoas, entrega o material e pede  que construam uma casa. Define um tempo de 15 minutos.

2- O animador chama uma pessoa de cada equipe, entrega uma folha de papel e caneta e lhes pede para escrever tudo o que for dito pelos participantes da equipe durane a construção da casa.

3- Em plenário as casas serão expostas para que todos possam ver as casas construídas.

4- O secretário de cada equipe  vai ler para o grupo o que sua equipe discutiu enquanto construia a casa.

 

Avaliação:

. Para que serviu esta dinâmica ?

. Em que fase da construção nosso grupo está ?

 

 

 

Fonte: Material retirado da Internet

 

 

 

Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: Home > Geral > Entretenimentos > Dinâmicas > Dinâmicas de 92 a 97
Retângulo de cantos arredondados:
Topo
Topo
Caixa de texto: AventureirosDesbravadoresUniversitáriosInícioGeralMúsicaSites e BlogsFaça VocêFique Por DentroDonwnloadsTutoriaisServiçosEntretenimentosVocê e DeusSocialBusca AvançadaInstitucionalRetângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: INDIQUE O SITE
Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: USUARIOS
Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: MENSAGENS
Retângulo de cantos arredondados:
Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: SIGA-NOS
Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: AJUDA E SUPORTE
Retângulo de cantos arredondados:
Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: ENTRETENIMENTOS
Índice e InformaçõesRetângulo de cantos arredondados: + Galeria de Vídeos
Galeria de FotosConcursosDinâmicasJograisLivro de VisitasLivros LegaisFilmes LegaisFrases CurtasJogos e TestesRetângulo de cantos arredondados: ***
Caixa de texto: Copyright © 2010 UniversoDesbravador.com.br - Todos os direitos reservados
Este site é melhor visualizado em resolução de tela de 1024 x 768
Desenvolvido por Raphael A. R. Gusmão
Topo
Jovens