ENTRETENIMENTOS

 

DINÂMICAS

 

Esta página contem as dinâmicas de 66 a 71 de 97.

 

66- Painel

 

- Reunião de várias pessoas que estudaram um assunto e vão expor suas idéias sobre ele, diante de um auditório, de maneira dialogada.

Objetivos:

1- Conhecer melhor um assunto.

2- Tornar mais compreensivo o estudo de um tema que tenha deixado dúvidas.

3- Apropriar-se de um conhecimento, com a ajuda de várias pessoas.

Coordenador:

- Coordenador do grupo com os componentes do painel organizam um roteiro de perguntas que cubra todo o tema em pauta.

- Coordenador abre o painel, apresenta os componentes do painel. Seu papel é lançar perguntas para que os componentes do painel, discutam sobre elas.

- Convida também o grupo (demais participantes do grupo) para participar, lançando perguntas de seus interesses  ao final do tempo previsto, faz uma síntese dos trabalhos e encerra o painel.

Componentes do painel

- Podem ser de 3 a 6. Podem ser membros do grupo que queriam estudar (preparar) o assunto, ou pessoas convidadas. Sua função é discutir as questões propostas, primeiro pelo coordenador e, depois, as que forem propostas pelo grupo.

 Grupo (platéia)

- Membros do grupo. Acompanha a discussão com atenção e preparam questão para lançarem aos componentes do painel, para também serem discutidas.

Passos:

1- Coordenador abre o painel, apresenta componentes, justifica a realização  do mesmo e orienta a participação.

2- O coordenador lança perguntas,  para serem discutidas, até esgotar o roteiro preparado anteriormente. Sempre que necessário, o coordenador poderá lançar outras perguntas fora do roteiro, para melhor esclarecer o assunto.

3- Ao terminar o roteiro, o coordenador pede a cada  componente do painel que resuma suas idéias. Após, o coordenador pode ressaltar aspectos importantes do assunto.

4- Coordenador convida o grupo (platéia) para fazerem perguntas aos compomentes do painel.

5- Quando não tiver mais perguntas, o coordenador agradece os componentes do painel e o grupo e encerra os trabalhos.

Avaliação

1- Que proveitos tiramos dessa dinâmica?

2- Como nos sentimos?

3- O que precisamos melhorar?

 

67- Pesquisa

 

Objetvos

1- Obter conhecimentos, informações sobre problemas da realidade do lugar onde vive.

2- Desenvolver o senso crítico sobre a realidade

3- Obter vários informes em pouco tempo.

Passos

1- Preparar um retoriro de  pesquisa, uma série de perguntas sobre algum aspecto da comunidade (educação, religião, política, desemprego, violência, etc)

2- Dividir o grupo em pequenos grupos. Cada pequeno grupo recebe uma cópia do roteiro da pesquisa, o qual deverá ser respondido durante a semana, através de entrevistas, jornais, revistas, TV, observações da realidade, fotografias, etc.

3- Equipe de Coordenação recolhe as respostas e prepara uma síntese, aproveitando ao máximo, os resultados trazidos pelos pequenos grupos.

4- Na reunião seguinte, apresenta a síntese para o grupo e abre-se um debate, enriquecendo-o com fatos e acontecimentos do lugar, coma finalidade de:

a) descobrir as causas dos problemas e pistas de solução.

 

Avaliação:

1- Que proveito nos trouxe o exercício?

2- Como nos sentimos depois de fazê-lo?

 

68- Foto-Linguagem

 

Objetivos :

1- Estimular a observação, a participação e o debate dos componentes de um grupo.

2- Ampliar a visão da realidade

3- Confrontar o projeto social com o projeto de Deus

4- Interpretar fotos

Passos:

1- Selecionar fotos que expressem a realidade (de revistas ou jornais)

2- Preparar um mural com fotos que representem cenas de certas situações da vida.

3- Incentivar o grupo a observar as fotos.

4- Após observações colher as impressões do grupo.

5- Pedir a cada um que justifique as impressões sobre as fotos ou mural de fotos.

6- Confrontar o contido nas fotos com a realidade estimulando um debate sobre a mesma; através de perguntas como:

- Existem cenas semelhantes perto de nós?

- Por que isso está acontecendo?

- O que nós temos a ver com tal realidade?

- Qual é o apoio de Deus presente em cada situação?

7- Destacar atitudes não evangélicas e atitudes evangélicas nas fotos que observamos ou na realidade onde vivemos.

8- Pesquisar textos bíblicos  que direta ou indeiretamente se refira aos fatos.

9- Levantar propostas do que é possível fazer para mudar situações contrárias ao projeto de Deus.

Avaliação

1- Que proveito nos trouxe esta dinâmica (estudo/reflexão)?

2- Qual etapa  (parte) que mais nos agradaram?

3- O que descobrimos?

 

69- Grupo de Verbalização X Grupo de Observação   (GV-GO)

 

Objetivos

1- Desenvolver a capacidade de ouvir o outro.

2- Desenvolver a capacidade de manifestar-se na vida.

3- Contribuir para a ampliação do conhecimento do outro.

4- Participar direta ou indiretamente de uma discussão.

5- Exercitar a elaboração de síntese.

Passos

1- Dividir a turma em dois sub-grupos, que formarão dois círculos. O círculo interno será o da verbalização, que tem como tarefa, a discussão de um tema proposto. O círculo externo será o de observação. À ele cabe a tarefa de observar o processo de discussão e o conteúdo da mesma.

2- o Coordenador lança uma pergunta sobre o tema (capaz de provocar uma discussão). Somenteo grupo interno poderá responder, discutindo o assunto.

3- Durante a dicussão, o grupo de observação, apenas registra idéias esquecidas pelo grupo de verbalização, anota dúvidas, e outros pontos que gostariam de falar.

4- Após 10 minutos de discussão, inverter os grupos.

5- Coordenador formula a mesma questão ou outra para que o grupo, de observação agora na posição de verbalização, possa expressar idéias, completar idéias do grupo anterior, exemplificar, etc.

6- Após 10 minutos formar uma grande círculo:

a) Fazer uma síntese dos pontos discutidos;

b) Tirar dúvidas;

c) fazer uma avaliação.

Observação:

- É responsabilidade do coordenador cuidar de:

1-  Formular bem as perguntas;

2- Ficar atento para que todos participem;

3- fazer com que o grupo de verbalização se expresse de maneira clara para que todos possam ouvir suas opiniões;

4- fazer com que o grupo de observação fique absolutamente calado durante a discussão do grupo de dentro;

5- Marcar o tempo e determinar a troca de posições;

6- Abrir o debate final no grupão;

7- Fazer a síntese final da discussão.

 

70- Jornal Falado

 

Objetivos

1- Organizar informações sobre um determinado assunto

2- Desenvolver a expressão oral, o raciocínio, o espírito de cooperação e socialização.

3- Sintetizar idéias  e fatos.

4- Transmitir idéias com pronúncia adequada e correta.

Passos:

1- Formar pequenos grupos.

2- O coordenador apresenta o tema para estudo,  pesquisa.

3- Cada grupo pesquisa e estuda o tema.

4- Cada grupo sintetiza as idéias do tema.

5- Elaboração das notícias  para apresentação, de forma bastante criativa.

6- Apresentação do jornal ao grupão.

Avaliação

1- Quais os momentos que mais nos agradaram?

2- Que ensinamentos podemos tirar para o grupo?

 

71- Choque de Culturas

 

Objetivos:

1- Refletir as diferenças e riquezas culturais.

2- Valorizar e respeitar as diferentes culturas.

3- Perceber a cultura como dimensão de tudo o que se faz em cada grupo humano.

4- Perceber a cultura como a identidade de um povo.

Passos

1- Dividir o grupo em três sub-grupos. Um subgrupo vai encenar uma tribo indígena chegando a cidade. Outro subgrupo encena um grupo de operários chegando a uma tribo indígena. O terceiro subgrupo será observador e avaliador das encenações.

2- O coordenador orienta com antecedência o subgrupo “indígena” e o subgrupo “operários” para pesquisarem sobre os custumes, hábitos e relações sociais de cada do grupo humano que vai representar.

3- Enquanto os dois subgrupos se preparam, o coordenador orienta o subgrupo que vai observar e avaliar as encenações.

4- Em primeiro lugar, a tribo indígena encena sua chegada à cidade. Não conhecem as formas de nossas cidades, estranham tudo, até as coisas mais simples, e não percebem os riscos das mais perigosas.

5- Em segundo lugar, os operários chegam a uma tribo indígena, ignorando toda a sua realidade.

6- Debate

- O que observamos?

- O que pode ocorrer no confronto (choque) de duas culturas diferentes?

- Como analisamos a colonização do Brasil, a partir da encenação?

- Quais as conseqüências para nós, hoje?

- refletir as encenações à luz dos textos: Mt. 7,1-15 e Is. 10,1-4.

7- Coordenador procura sintetizar o debate.

8- Avaliação:

- O terceiro subgrupo avalia o trabalho, emitindo opiniões.

Avaliação Geral

1- O que aprendemos?

2- Como nos sentimos?

 

 

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