TEXTOS E MANUAIS

 

VIGÍLIA JOVEM

 

 

“Ao som da fervorosa oração todo o exército de Satanás treme.”

Ellen White

 

Já faz algum tempo que eu venho estudando e observando o assunto das vigílias que os nossos jovens estão realizando em toda a América do Sul. Percebo que é um movimento de espiritualização e treinamento tremendos em nossa igreja; vejo em todo esse esforço a providencial mão de Deus buscando preparar a nossa juventude para a terminação da obra da pregação do ‘evangelho eterno’.

 

Uma das nossas bases é voltarmos a ser o ‘povo da Bíblia’ e a outra é vermos Jesus ainda em nossa geração. Eu tenho falado diariamente para meus filhos que eu não quero morrer no deserto, nós queremos entrar em Canaã. Queridos jovens, vivamos no fervor dos nossos pioneiros, a tocha da verdade agora está com você, não deixe essa chama se apagar, ao contrário levante-a bem alto afim de que todos possa ver e receber os benefícios de sua luz de Jesus. 

 

No início a maioria era jovem

A nossa história eclesiástica confirma que o movimento adventista mundial começou com os jovens nos Estados Unidos; e para mim começou especificamente em dezembro de 1844 na casa da Sra. Haines em Portland, num pequeno grupo de estudos da Bíblia e oração; onde entre os presentes se encontrava uma jovem chamada Ellen Harmon de apenas 17 anos de idade; ali era o começo do nosso movimento adventista mundial. E eu diria: e que começo glorioso, faço minhas as palavras parafraseadas do hino que diz: ‘eu quisera estar com eles’. De vez em quando eu me pergunto: E como iremos terminar a obra da pregação do evangelho em todo o mundo? Estou certo de que será com muito mais poder, do que quando nossos heróis do passado começaram.

 

A promessa é para você e para mim

 “O derramamento do Espírito nos dias dos apóstolos foi a "chuva temporã", e glorioso foi o resultado. Mas a chuva serôdia será mais abundante.” Evangelismo . Pág.701. Que promessa fantástica, pois então, ela pertence a você e a mim, busquemo-la incansavelmente. É interessante frisarmos que a palavra no original hebraico em Joel 2:28 para ‘derramarei’ é shaphak, que quer dizer: ‘Violento aguaceiro, despejar e entornar’.

 

O que é que Deus tem para você? Qual é a meta espiritual de Deus para a Sua amada juventude no continente Sul-Americano? Quais são os propósitos de Deus para você jovem adventista? Você está nos poderosos planos de Deus para a terminação da obra da pregação do evangelho em todo o mundo. Falando em promessa veja o Deus tem para você: 

 

“A grande obra do evangelho não deverá encerrar-se com menor manifestação do poder de Deus do que a que assinalou o seu início.” Grande Conflito. Pág. 611. Depois de ler essa promessa maravilhosa eu só posso exultar de alegria dizendo: Glórias a Deus, louvado e exaltado seja o nome de Jesus para todo sempre.

 

Vou enumerar cinco passos sugestivos para que você e o seu ‘timaço’ de líderes do seu Clube de Jovens ou da sua Sociedade de Jovens, ou ainda da sua agremiação de universitários possam realizar uma poderosa vigília jovem seja na sua igreja, no seu distrito ou na sua Associação:

 

 

01 » TENHA UM PROPÓSITO TOTALMENTE ESPIRITUAL

 

Isso pode parecer chover no molhado, ou redundante, é sim, pura precaução. Sem uma meta sumamente espiritual a sua vigília não terá o êxito tão desejado e almejado por Deus e pela sua equipe. Tudo deve começar e terminar com um propósito verdadeiramente espiritual. Tenha como ideal levar a juventude a ter mais intimidade com Jesus, é imperioso fortalecer essa amizade entre Cristo e cada jovem que participará da grande vigília jovem.

 

Assim focando, procure colocar no coração dos jovens o desejo diário de comunhão com Jesus; esse é o ponto central, e ao redor desse supremo objetivo gravitarão todos os demais. (Mat. 6:33) “...Em primeiro lugar o Seu reino e a Sua justiça...”; ou seja, esse é o centro da roda da carruagem celestial  – O centro é Jesus!!  

 

Que todos os pregadores, cantores, ouvintes e demais participantes ao pensarem na vigília jovem, já tenham esse propósito no coração e na mente antes mesmo de saírem de casa para o evento. O propósito central ou o foco principal da vigília jovem não será namorar, fazer novos amigos, reencontrar irmãos ou tietar aquele pregador famoso ou pedir um autógrafo daquele cantor “X” por exemplo; tudo isso tem o seu lugar, o seu espaço e até o seu momento apropriado, porém; afirmo mais uma vez categoricamente; o propósito principal será a comunhão dos jovens com Jesus, será desenvolver uma amizade sólida entre Cristo e os jovens.

 

Jesus quer abençoar cada jovem

Depois de firmado este inegociável propósito espiritual, veja comigo o que diz o texto final de Mateus 6:33 ú.p: “... E todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Agora sim, chegou o seu momento tão desejado, coloque nas mãos de Deus os seus pedidos especiais, como por exemplo: Quero encontrar uma espiritual e linda namorada para casar, ou quero passar no vestibular para medicina, ou ainda, eu vim aqui também para rever os meus grandes amigos e ouvir a Palavra de Deus do pregador “Y”.

 

Coloque sempre Deus na frente, ‘construa’ a sua vida espiritual pela base, ou seja, sobre a Rocha, pois a Rocha é Jesus. Leia com atenção o que diz o Salmista Davi:

 

“Só Ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei jamais abalado.” (Sal. 62:6). Edifique os seus relacionamentos sobre a Rocha, em cima da Pedra angular. Davi está dizendo que Deus é a sua segurança, a sua alternativa e a sua proteção contra o mal. Deus quer abençoar você; no entanto, coloque-O no primeiro lugar, ponha-O no trono do seu coração jovem. O que mais deve ter na vigília jovem, além de um poderoso propósito?

 

 

02 » ESTUDE A BÍBLIA SOBEJAMENTE

 

Não podemos nem pensar e muito menos imaginar em uma vigília espiritual sem o estudo aprofundado da Palavra de Deus em vários momentos. Se Jesus é ‘o caminho’, a Bíblia é a bússola ou o mapa que nos conduz até o tesouro celestial. Para Ellen White a ‘Bíblia é o mapa indicando-nos os marcos da verdade. ’ Fé pela qual eu vivo – MM – 1959, 1º de janeiro, pag. 7.

 

Estamos todos empenhados em fazermos uma ‘revolução’ pelo retorno à Bíblia; infelizmente a internet e o ativismo capitalista do nosso dia-a-dia estão nos roubando o tempo sagrado e o desejo santo de meditar na Palavra de Deus. Voltemos para a Bíblia enquanto é tempo e enquanto há oportunidade. O que mais devemos fazer durante a mensagem da vigília jovem?

 

Explore a riqueza do texto bíblico

Às vezes eu fico muito triste e até aborrecido quando eu vejo alguns pregadores que quase não exploram as riquezas intermináveis do texto bíblico, outros lêem a Bíblia apenas para dar uma espécie de satisfação para quem está presente, há aqueles que nem lêem mais a Sagrada Escritura, há outros que passam todo o precioso tempo do sermão contando ‘historinhas’ fantasiosas para os jovens sorrirem, eu percebo que a meta desses é agradar para depois serem carinhosamente chamados de ‘legais’ ou de ‘bacanas’, isso é um hábito maléfico para o pregador, para a igreja e para os próximos pregadores, há alguns que parecem mais animadores de auditório do que ministros da Palavra de Deus; é preciso mais zelo e mais reverência na hora da entrega do sermão ou das mensagens.

 

Percebo lamentavelmente que estamos perdendo a sacracidade da pregação, alguns até contam ‘historinhas fantasiosas’ de duplo sentido, isso é algo péssimo para o púlpito adventista. Exploremos a inesgotável riqueza do texto bíblico, veja que primor de citação: “Uma única frase da Escritura é de muito mais valor que dez mil idéias e argumentos humanos.” Conselhos Sobre Saúde. Pág.253. O que os jovens de hoje estão precisando e urgentemente?

 

Queremos sermões bíblicos nas vigílias jovens

Quero começar fazendo dois apelos inadiáveis em nome do céu e da terra: 1º - Preguemos mais sermões bíblicos; 2º - Nós pregadores não somos comediantes e muito menos animadores de auditório. Isso não impende que a mensagem seja clara, alegre, animada e cheia de poder celestial. Todavia, percebo que grande parte dos nossos juvenis e jovens estão “full-time” de entretenimento, ou seja, cheios até o pescoço de entretenimentos durante toda a semana, basta olharmos as programações da televisão, da internet, do Orkut, do menseger e do You Tube, há um universo sem fim de entretenimentos. Sermão não é entretenimento, é ‘alimento’ espiritual do mais sólido e do mais nutritivo possível.  

 

Eu tenho dito repitas vezes e vou continuar dizendo em todo o continente: É menos entretenimento e mais treinamento para os juvenis e jovens. Nós pregadores precisamos ‘alimentar’ o nosso imenso rebanho jovem-juvenil com mensagens vindas somente da Bíblia; ou teremos uma próxima geração de jovens que não tem identidade histórica e muito menos doutrinária com o adventismo. É preciso ter fé e coragem para ficar em pé, quando toda a multidão se ajoelha beijando o chão. (Dan. 3:12). Será que estamos preparando os nossos jovens para testemunharem de Jesus? Será que eu estou preparado para ficar de pé, quando todos se ajoelharem cheirando a terra? Não podemos nem pensar numa vigília jovem sem testemunhos.

 

 

03 » CHEGOU A HORA DE TESTEMUNHAR

 

Essa parte também não pode faltar numa poderosa vigília jovem – Testemunhos, milagres, provações, lágrimas, bênçãos e vitórias em Jesus! Estou certo de que o nosso Deus, é o Deus do impossível! Ele continua abrindo os ‘mares vermelhos’ de provações que estão diante da nossa igreja; agora, para que Ele faça o milagre, é preciso que você jovem, coloque o seu pé na água do mar; Ele quer continuar derrubando os ‘gigantes Golias’ da sua vida; agora, Ele quer que você vá até o riacho da fonte divina e pegue cinco pedrinhas lisas que significam a fé humana; o nosso Deus quer continuar ‘ressuscitando os Lázaros’ da nossa vida; agora, Ele continua dizendo para você e para mim ‘tirai a pedra’.

 

Testemunhar de Jesus é vital para a tua vida jovem. O jovem que não fala para outros jovens as razões da sua fé, logo nos abandonará. Quanto mais você vier a falar de Jesus, mais você crescerá na sua fé!

 

Testemunho jovem atrai jovem

Quando o assunto é testemunho, agente percebe que as igrejas evangélicas de um modo geral já aprenderam de verdade sobre o assunto. E nós jovens adventistas, será que já sabemos da importância de falar para outras pessoas de uma experiência poderosa onde Jesus é exaltado? No meu modo de entender, não existe vigília jovem sem testemunhos extraordinários. Por quê? Porque as pessoas estão cansadas e cheias de teorias, elas querem ver uma vida prática, de cristianismo real; os jovens querem ver para ter modelos e exemplos dignos de imitação e inspiração. É hora de ensinarmos pelo modo pedagogicamente mais eficiente – O exemplo de vida. 

 

Portanto, se você conhece jovens ou adultos que tiveram uma intensa experiência com Deus, então, convide-os para testemunharem na vigília. Mostre que Deus ainda faz milagres, diga para todos que Deus ainda nos ouve, e mostre finalmente que Deus ainda se importa com conosco. Num certo muro de um quartel do exército brasileiro havia a seguinte frase: “As palavras convencem, o exemplo arrasta”. Alguém também me disse que o mundo pertence aos convictos. Talvez você me pergunte: E daí, afinal, vamos testemunhar para que mesmo?

 

 

04 » MANTENHA O FOCO DA VIGÍLIA NA MISSÃO DA IGREJA

 

Todos os grandes movimentos mundiais de reavivamentos tiveram como resultado imediato cumprir da missão de Deus, num mundo perdido sem referenciais. Todas as partes da vigília jovem devem apontar, ou convergir para o cumprimento da missão da igreja – a pregação a toda criatura. Que cada jovem pregue de acordo com o “seu” dom recebido de Deus; é proibido ficar de braços cruzados nesse grande movimento evangelístico mundial. Deus só teve um filho – Jesus, e esse foi um pregador do evangelho. Porém, você também pode dizer: ‘Eu também sou filho’ de Deus; então te pergunto: O que tu fazes pela pregação do evangelho? Aproveite as suas férias e mergulhe de cabeça na missão Calebe.

 

Entendo que o apóstolo Paulo viveu muito bem o seu papel como testemunha de Jesus quando disse: “... Ai de mim se não pregar o evangelho.” (I Cor. 9:16 ú.p). Todos os participantes da vigília devem ser desafiados a cumprirem a missão da igreja. Você jovem adventista quer viver mais próximo do Salvador Jesus? Então, comece a testemunhar agora mesmo para os seus amigos de trabalho e de escola.

 

“É em trabalhar para difundir as boas novas de salvação, que somos levados para perto do Salvador.” Desejado de Todas as Nações. Pág. 340. Precisamos agregar mais métodos de fixação da verdade da mente dos jovens, o que vamos fazer então? Aqui entrar a música, seja ela individual ou coletiva, nada de estrelismos, a nossa estrela é Jesus.

 

 

05 » TENHA CONVIDADOS ESPECIAIS PARA CANTAR

 

“... A música deve ter seu lugar em nossos cultos. Isto acrescerá o interesse.” Ellen White.

 

A música sacra é um canal excelente para levar e firmar as verdades bíblicas na mente dos juvenis e dos jovens. A boa música cristã pode ser uma excelente estratégia para alcançarmos e desafiarmos os jovens e os levarmos a uma vida de testemunho por Cristo.

 

“Poucos meios há mais eficientes para fixar Suas palavras na memória do que repeti-las em cânticos... É um dos meios [a música] mais eficazes para impressionar o coração com as verdades espirituais.” Evangelismo. Pág. 496.

 

Quando eu digo convidados especiais, estou falando de bons nomes e grupos de cantores para abrilhantarem a nossa vigília jovem; somando no todo e não para serem as estrelas solitárias do espetáculo. Tenho participado de muitos eventos de jovens no continente Sul-Americano; e como resultado surgem algumas preocupações e desafios com os nossos convidados especiais para a área da música. É bom ter alguns cuidadinhos especiais na hora das apresentações.

 

Um apelo especial para os nossos cantores e músicos

Falarei agora de coração a coração. Particularmente eu gostaria de ver os nossos cantores ouvindo mais os sermões em vez de ficarem no camarim, ou atrás do palco tirando fotos e dando autógrafos, gostaria de vê-los mais com a Bíblia na mão perscrutando o texto bíblico na hora da mensagem falada, gostaria também de vê-los orando um pouco mais, antes, durante e depois de suas apresentações, gostaria também de ver a sua roupa combinando ou em conformidade com a doutrina adventista da modéstia cristã, ainda gostaria também de ver um pouco mais de discrição quanto o assunto for dar autógrafos e tirar fotos, sejam discretíssimos nesse particular; eu também não concordo com a idéia secular de fã clube; até entendo que um site ou um blog bem feito e bem diagramado pode ajudar e muito aqueles que fazem da música um ministério sacro.

 

Digo outra vez: O centro da roda da carruagem celestial deve ser Jesus. Tudo aponta pra Ele e dEle advêm (Col.1:16). Preste atenção no seguinte texto: “...nEle, foram criadas todas as coisas...por meio dEle e para Ele.” Nós só queremos ajudar na formação e lapidação dos nossos cantores e músicos, será que é fácil esta nobre tarefa?

 

“Mas às vezes é mais difícil disciplinar os cantores e mantê-los em forma ordeira, do que desenvolver hábitos de oração e exortação. Muitos [ cantores] querem fazer as coisas à sua maneira. Não concordam com deliberações, e são impacientes sob a liderança de alguém. No serviço de Deus se requerem planos bem amadurecidos. O bom senso é coisa excelente no culto do Senhor.” Evangelismo. Pág. 505. Eu diria que o bom senso é irmão do equilíbrio e ambos são filhos do domínio próprio, e este último, é fruto do Espírito Santo (Gal. 5:23). Percebe aonde chegamos? Veja que o nosso desafio é espiritual! 

 

E o tempo de duração da vigília jovem?

Quanto ao tempo de duração de uma vigília jovem, isso vai depender da disposição e do interesse de vocês. Esteja certo de que tudo o que você leu neste artigo visa apenas e tão somente glorificar o poderoso de Jesus e ajudar a nossa igreja a marchar solenemente com força total rumo aos portais de pérolas da Nova Jerusalém. Termine a vigília fazendo um desafio para todos os jovens presentes, seja ele falado, ou materializado numa folha de papel em forma de voto, e se possível for, depois do apagar das luzes, avalie com critério e humildade toda a sua programação visando sempre exaltar o nome de Jesus. Estou consciente de que é tempo de brilharmos por Jesus!

 

Brilhe por Jesus mesmo quando não houver sol...!

 

Otimar Gonçalves

Ministério Jovem da Divisão Sul-Americana

www.esperanca.com.br

 

Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: Home > Música > Textos e Manuais > Vigília Jovem 
Retângulo de cantos arredondados:
Topo
Topo
Caixa de texto: AventureirosDesbravadoresUniversitáriosInícioGeralMúsicaSites e BlogsFaça VocêFique Por DentroDonwnloadsTutoriaisServiçosEntretenimentosVocê e DeusSocialBusca AvançadaInstitucionalRetângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: INDIQUE O SITE
Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: USUARIOS
Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: MENSAGENS
Retângulo de cantos arredondados:
Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: SIGA-NOS
Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: AJUDA E SUPORTE
Retângulo de cantos arredondados:
Retângulo de cantos arredondados: + Índice Geral+ Cargos e Funções+ A MúsicaRetângulo de cantos arredondados: MÚSICA
+ Classe de Líder+ Curiosidades+ Textos e Manuais+ Downloads+ Perg. e RespostasCaixa de texto: Copyright © 2010 UniversoDesbravador.com.br - Todos os direitos reservados
Este site é melhor visualizado em resolução de tela de 1024 x 768
Desenvolvido por Raphael A. R. Gusmão
Topo
Jovens