CARGOS E FUNÇÕES

 

OS CARGOS E SUAS RESPONSABILIDADES

 

 

Diretor(a) Geral:

1. Deve coordenar, supervisionar e ser o responsável abaixo da Comissão da Igreja por todos os assuntos relativos à música;

2. Manter um bom relacionamento com o Pastor Local e a Associação/Missão, a qual está subordinado(a);

3. Convocar as reuniões da Comissão de Música sempre que houver necessidade;

4. Trabalhar segundo o consenso da igreja, nunca emitindo seu conceito ou gosto pessoais.

 

Vice-diretor(a):

1. Substituir o(a) Diretor(a) Geral e suas respectivas funções quando for necessário;

2. Dar total apoio ao Ministério da Música, sempre pronto para dar idéias e colaborar em tudo que estiver ao seu alcance;

 

Secretário(a)-Tesoureiro(a):

1. Comunicar a todos os membros da Comissão de Música as reuniões regulares ou extraordinárias;

2. Manter os dados de cada membros da Comissão sempre atualizados;

3. Registrar todas as deliberações num Livro de Atas (Caderno da Secretaria) e mantê-lo sempre em ordem;

4. Apresentar semestralmente o relatório a Associação/Missão local e com a freqüência solicitada, à igreja;

5. Organizar um histórico de cada grupo musical;

6. Atuar em harmonia com o(a) Tesoureiro(a) da igreja.

 

Pianista (líder):

1. Encaminhar uma lista com os nomes dos pianistas, para serem aprovados pela Comissão da Igreja, via Comissão de Música;

2. Preparar uma escala mensal, trimestral, semestral ou anual de pianistas, e entregá-la com tempo hábil, para que estes se preparem com antecedência (dever ser aprovada pela Comissão de Música);

3. Descobrir interesses e incentivar juvenis e jovens para estudarem algum instrumento musical;

4. Ser responsável pela manutenção dos instrumentos musicais da igreja.

 

Diretor(a) do Coral:

1. Organizar a diretoria do Coral e votá-la na Comissão de Música;

2. Escolher o repertório do coral com o apoio da sua diretoria e da Comissão de Música. Devem constar músicas para diversas ocasiões;

3. Criar incentivos para que todos os membros da igreja que puderem, entrem para o coral, dando sempre maior ênfase para a participação, mais do que para os aspectos técnicos;

4. Ministrar ou organizar cursos de canto.

 

Ancião-Conselheiro:

1. Ser responsável pelos momentos devocionais;

2. Estar pronto para colaborar quando solicitado.

 

Pastor:

1. Dar o seu costumeiro apoio, e estar presente, quando possível, nas reuniões da Comissão de Música.

 

Diretor(a) do Ministério Jovem:

1. Servir de ponte para que a juventude seja integrada no Ministério da Música na igreja;

2. Participar de todas as reuniões possíveis da Comissão de Música.

 

Diretor(a) de Som:

1. Montar uma equipe, que deve ser aprovada pela Comissão da Igreja, via Comissão de Música;

2. Organizar uma escala de serviço para que todos os cultos sejam atendidos, e observar pontualmente os horários;

3. Manter todos os equipamentos em perfeito estado de conservação;

4. Não permitir que pessoas alheias à equipe manuseiem os equipamentos de som;

5. Aconselhar-se com a Comissão de Música sobre a escolha de discos, Cds e fitas adequados para serem usados na igreja.

 

Diretores(as) de Música dos Departamentos:

1. Adequar à sua realidade, a filosofia de música da Igreja Adventista;

2. De certa forma, além de prestar contas ao(à) diretor(a) do respectivo departamento, também fazê-lo ao Diretor Geral de Música, que é o responsável pela música na igreja.

 

Regente Congregacional:

1. Encaminhar uma lista de regentes à Comissão da Igreja, via Comissão de Música;

2. Preparar uma escala que poderá ser mensal, trimestral, semestral ou anual, a fim de que todas as reuniões da igreja possam contar com regentes preparados;

3. Organizar o serviço de louvor para os diversos programas e departamentos (segundo a conveniência de cada um); sendo possível, dividir a igreja em vozes e ensinar novos hinos e cânticos;

4. Treinar pessoas interessadas em se tornar regentes.

 

Diretor(a) da Orquestra:

1. Encaminhar uma lista de instrumentistas à Comissão da Igreja via Comissão de Música;

2. Ter local, dia e hora para ensaios do grupo votados pela Comissão de Música;

3. Incentivar juvenis e jovens para que estudem instrumentos musicais;

4. Ter como uma das metas prioritárias acompanhar o canto congregacional;

5. Dar maior valor para a participação do que para a técnica;

6. Ministrar ou organizar cursos de instrumentos musicais na igreja;

7. Onde for possível criar diferentes categorias de orquestras ou bandas;

8. Ter um repertório que seja variado, incluindo algumas músicas folclóricas e pátrias.

 

 

Fonte: www.musicaeadoracao.com.br

 

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