TEXTOS E MANUAIS

 

ESCOLHENDO UMA BARRACA

 

 

Comprar uma barraca pode ser bem complicado. Compre a barraca certa e você experimentará por anos o que é acampar debaixo de uma tempestade e não sentir uma gota sequer. Mas se você comprar uma barraca que não suporte suas necessidades você estaria melhor se tivesse optado por um hotel 5 estrelas em vez de um camping.


Pense nas suas necessidades antes de comprar uma barraca


O aventureiro inteligente sabe que uma barraca é um investimento de capital e que não deve ser boa somente para uma ou duas estações mas sim, se tratada apropriadamente, para anos de serviço.


Acampar pode ser uma das diversões mais simples da vida. Se você planeja gastar de R$200 a R$400 em uma barraca para 3 estações este é o recomendável a não ser que você possa e tenha necessidade de gastar em uma barraca mais cara. Todas as barracas têm seus prós e contras então o que você precisa fazer é considerar suas necessidades num camping antes de comprar alguma coisa.


Peso e Tamanho


A não ser que você possua carro, o peso e o tamanho da sua barraca não é muito importante. Uma barraca que acomoda de duas a três pessoas geralmente pesa em torno de 2 a 3 kilos (o peso é mostrado na etiqueta do fabricante da barraca). Barracas pequenas, para somente uma pessoa geralmente variam seu peso em torno de 0,5 kg a 1,5 kg. Já uma barraca grande para toda a família ou pra uma expedição pode pesar de 5 até 10 kilos (ou até mais).


Quanto mais leve melhor, mas não sacrifique aspectos importantes de uma barraca por algumas gramas. Os fabricantes geralmente diminuem o peso de suas barracas usando menos zíperes (conseqüentemente menos aberturas e mais quentes), armações em menos quantidade e mais leves, e estas barracas costumam ter seu avancê um pouco menor também.


O sobreteto de nylon é a última moda em matéria de ventilação mas eles adicionam em peso e custo. Barracas com somente uma camada de tecido em suas paredes geralmente são mais leves do que as que possuem duas camadas mas também são mais caras.


Armações de alumínio ainda são consideradas a melhor escolha pois elas são leves e resistentes e não corroem quando molhadas. Armações mais caras como as de carbono/fibra de vidro podem se mais leves e mais resistentes mas tendem a ser tão flexíveis que são capazes de falhar quando expostas a ventos muito fortes.


O vestíbulo, mais conhecido como avancê (aquela parte na frente da barraca aonde colocamos os tênis antes de entrar) são um conforto e uma conveniência à parte, mas eles adicionam peso também e deixam a barraca mais protegida do vento.


Considerações sazonais


Barracas com capa removível - São feitas para as 4 estações. Elas têm janelas, avancê e capa. Armações extras, janelas com zíper e capas compridas se ajustam de acordo com a ventilação desejada, usada mais no verão e menos no inverno.


Barracas para 3 estações - São as mais comuns no mercado. São desenhadas para se usar no verão, na primavera e no outono. Muitas dessas barracas suportam bem um clima mais frio, no entanto, se você está planejando acampar numa temperatura bem mais fria, abaixo de 10 graus, aconselha-se comprar uma barra para 4 estações. Barracas para 3 estações geralmente possuem capa, e um avancê de tamanho suficiente para alocar de uma a duas mochilas de tamanho médio.


Barracas de verão - São leves e muito bem ventiladas. Uma boa opção para noites quentes mas não são muito versáteis quando a temperatura cai ou quando chove.


Barracas para montanhas - São desenhadas para suportar a pior das tempestades de inverno. Se você está planejando passar um bom tempo nas montanhas e sabe que vai pegar uma temperatura muito baixa, não deixe de dar uma olhada neste tipo de barraca. Elas costumam ser mais caras e um pouco mais pesadas do que as barracas para 3 estações.


Durante a compra


- Acessórios adicionais que fazem nossa vida mais confortável são bolsos extras por dentro da barraca aonde você pode colocar seus óculos, relógios e outras coisas do tipo.


- Cheque o sistema de ventilação da barraca. Janelas com tela permitem a circulação do ar, afasta os insetos e nos permite ver o que está acontecendo lá fora, mas certifique-se de que elas se fecham muito bem para que não deixe passar muito ar em noites mais frias.


- Cheque também a durabilidade do chão da barraca e se ela é a prova d'água. Sempre entre na barraca e se estique ao máximo antes de comprá-la, desta forma você saberá se cabe dentro.


- Quando montar sua futura barraca certifique-se de que suas armações encaixam perfeitamente e de maneira fácil.


- Considere o equipamento que você precisará deixar dentro da barraca durante a noite. Se você está pensando em dormir em uma barraca com mais duas ou três pessoas, pegue emprestado na loja mesmo quantos sacos de dormir forem necessários e os coloque abertos dentro da barraca. Coloque também mochilas (de preferência cheias) e certifique-se de que elas cabem no avancê ou se preferir dentro da própria barraca.


- Se você planeja pendurar sua lanterna no teto da barraca, certifique-se de esta possui o lugar apropriado para tal, normalmente um pequeno gancho preso no centro.


- Cheque a costura de toda a barraca, se ela é bem reforçada nas costuras, cantos e outros pontos de força. Procure saber se você precisa passar selador líquido (silicone) na costura depois que comprar a barraca e com qual freqüência isto precisa ser feito.


- Se você comprar sua barraca e for recebê-la por correio certifique-se de que a nota fiscal veio junta caso haja necessidade de troca se a barraca não corresponder às suas expectativas.


- Experimente guardá-la em sua mochila, no local apropriado para ver como fica.


- Não se esqueça de checar se a armação está correta e se todos os pinos (inclusive os extras, se tiver) estão lá.


- Cuidado com as barracas de cores verde, marrom e cinza pois elas se mesclam muito fácil à paisagem ao redor e podem se tornar difíceis de encontrar depois de um longo dia de trilhas (caso você pratique camping selvagem). Se você se perder, uma barraca vermelha ou amarela será muito mais fácil de visualizar. É preferível que seu interior seja de cores claras também.


Cuidados com a barraca


Nunca guarde sua barraca se ele estiver molhada pois isto fará com que o tecido se estrague e rasgue e além de destruir o nylon, ela ficará com um cheiro ruim e mofado. Se for possível, deixe sua barraca secar pela manhã. Mas se por algum motivo nada disso puder ser feito na saída do camping, não se esqueça de fazê-lo assim que chegar em casa.


Retire toda a poeira e folhas com um pano úmido e pendure-a para secar. O sol também fará com que a barraca se deteriore. Se for possível, acampe na sombra a fim de evitar os perigosos raios UV. Mas você poderá utilizar sua capa como proteção, pois custará menos trocá-la depois de algum tempo do que a barraca inteira.


O chão da barraca pode se desgastar também pelo lado de fora, por isso use uma proteção para ele quando possível. Uma capa de lona é leve e barata, uma ótima opção para dar conta do serviço.


Dicas Adicionais

 

Para quem vai acampar com crianças pela primeira vez, deixe-as cochilar ou até mesmo passar a noite dentro da barraca em casa. Algumas pessoas levam um tempo para se acostumar com o ambiente um tanto claustrofóbico de uma barraca e é melhor para você e sua criança se acostumarem com isso em casa do que no camping onde vocês estarão no escuro e no meio de outros campistas.

 

Se você for acampar no frio ou até mesmo na neve, tente posicionar sua barraca de uma forma que ela possa pegar sol logo cedo de manhã pois ele aquecerá e evaporará o orvalho ou camadas de gelo na sua barraca.

 

Não deixe comida ou restos dela fora da barraca, além de sujar o local, você poderá atrair animais silvestres.

 

 

Fonte:      http://www.trilhaseaventuras.com.br

                http://altamontanha.com

      

Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: Home > Desbravadores > Textos e Manuais > Escolhendo uma Barraca 
Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: SIGA-NOS
Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados:
Retângulo de cantos arredondados: INDIQUE O SITE
Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: USUARIOS
Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: AJUDA E SUPORTE
Retângulo de cantos arredondados:
Topo
Retângulo de cantos arredondados: + Curiosidades 
Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: + Índice Geral  
Retângulo de cantos arredondados: + Cargos e Funções  
Retângulo de cantos arredondados: + Os Desbravadores  
Retângulo de cantos arredondados: DESBRAVADORES
Retângulo de cantos arredondados: + Constituição 
Retângulo de cantos arredondados: + Classes  
Retângulo de cantos arredondados: + Especialidades 
Retângulo de cantos arredondados: + Textos e Manuais  
Retângulo de cantos arredondados: + Curiosidades
Retângulo de cantos arredondados: + Downloads
Retângulo de cantos arredondados: Perguntas/Respostas
Retângulo de cantos arredondados:
Topo
Caixa de texto: Copyright © 2010 - 2017 UniversoDesbravador.com.br - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Raphael A. R. Gusmão - Pimenta Bueno - Rondônia - Brasil
Este site é melhor visualizado em resolução de tela de 1024 x 768
Caixa de texto: Retângulo de cantos arredondados: Desbravadores 
Retângulo de cantos arredondados: Geral
Retângulo de cantos arredondados: Aventureiros 
Retângulo de cantos arredondados: Jovens 
Retângulo de cantos arredondados: Inicio
Retângulo de cantos arredondados: Musica
Retângulo de cantos arredondados: Universitários
Retângulo de cantos arredondados: Blog Oficial
Retângulo de cantos arredondados: Você e Deus
Retângulo de cantos arredondados: Faça Você
Retângulo de cantos arredondados: Downloads
Retângulo de cantos arredondados: Fique por Dentro
Retângulo de cantos arredondados: Mapa do Site
Retângulo de cantos arredondados: Institucional
Retângulo de cantos arredondados: Entretenimentos
Retângulo de cantos arredondados: + Sites e Blogs
Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: Retângulo de cantos arredondados: